Uso Eficiente de Energia
Há gestos muito simples, sem aumentar o gasto de energia, melhoram o conforto doméstico e traduzem benefícios económicos e ambientais a longo prazo.
Vamos apresentar-vos uma pequena lista de apenas 10 pequenos gestos que ajudam a poupar energia:
1) Evite ter as luzes ou os equipamentos ligados, quando não for necessário.
2) Procure utilizar os transportes colectivos nos seus trajectos diários e, para distâncias curtas, opte por se deslocar a pé.
3) Procure calafetar as portas e janelas e isolar as paredes, os tectos e o pavimento da sua casa. A fazê-lo economiza energia e reduz o investimento em sistemas de climatização.
4) Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta energética e opte por aquele que apresenta menor consumo de energia.
5) Subestitua as lâmpadas incadescentes por lâmpadas economizadoras. Fornecem a mesma luz, poupam 80% da energia eléctrica utilizada e duram oito vezes mais.
6) Desligue os equipamentos no botão, ao invés de desligar apenas no comando. Os aparelhos em modo stand-by continuam a gastar energia.
7) Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e, quando o fizer, seja o mais rápido possível. Verifique periodicamente o estado da(s) borracha(s) das portas do frigorífico.
8) No Inverno, aproveite a radiação solar para aquecer a casa, através das janelas. No Verão, evite os ganhos solares excessivos. Em todas as estações evite ter o sistema de climatização a funcionar com as janelas abertas.
9) Sempre que possível, procure proceder à separação dos diferentes lixos.
10) Utilize as máquinas de lavar, sempre que puder, com a carga completa e num programa de baixa temperatura.